A busca pela clareza mental

Quando falamos de clareza mental e PNL estamos falando da auto-observação aliada a mudança de atitude para que a concretização de seus objetivos e metas sejam possíveis e, desta forma, você possa alcançar o sucesso desejado em qualquer área da sua vida. 

PNL é uma ferramenta que possibilita, por meio de modelos e técnicas de linguagem positiva, o desenvolvimento neural e uma nova percepção da vida para as pessoas e ela é também uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento de mais clareza mental. 

Nós falamos recentemente aqui sobre como manter o foco em seus objetivos [http://institutointra.com.br/blog/como-manter-o-foco-em-seus-objetivos/] e uma das premissas para que isso seja possível é a clareza com relação a esses objetivos. 

Ou seja, termos clareza em nossas mentes sobre qual o propósito de nossas ações, e aonde pretendemos chegar com elas, mesmo sabendo que a vida oferecerá desafios que podem ser propulsores para grandes mudanças e que sermos flexíveis nos proporcionará melhores resultados e experiências. 

A palavra é organização.  

E aqui vale lembrar, é claro, que cada pessoa funciona de uma forma e que não há uma regra fixa para a forma de se organizar. Mas é bastante importante que nós tenhamos nossas mentes organizadas para se ter uma vida mais tranquila e realizada. 

Um dos primeiros passos é observar sua realidade atual, identificar quais os aspectos, situações, e coisas pelas quais você é grato nesse momento da vida e também o que você acha que precisa de uma mudança. 

Identificado o lugar de mudança, seja ele financeiro, nos relacionamentos, na vida espiritual ou na saúde, se pergunte por qual motivo essa mudança é necessária e quais os benefícios ela traria para sua vida de forma geral. 

E então, quais as ações necessárias para que essa mudança efetivamente aconteça? 

É importante ressaltar que uma grande mudança precisa de paciência e dedicação, então é nesse momento que a organização entra. 

Organizar as ações necessárias, significa eleger o que deve ser feito primeiro, por onde começar e de que maneira continuar. 

Uma dica interessante é fazer o seu planejamento do resultado para as primeiras ações, porque dessa forma você consegue visualizar o caminho com mais clareza e entender que cada ação deve ser tomada por vez e com atenção plena. 

Essa técnica na PNL está relacionada à mudança de atitude, ou seja, assumir as responsabilidades de suas ações e ver o que é um problema para a sua vida como uma ponte para soluções transformadoras, simplesmente, agindo de forma diferente. 

A princípio pode parecer difícil, porque estamos habituados a determinadas circunstâncias e principalmente acostumados a reclamar ao invés de buscar soluções e mudanças para o que nos incomoda.  

Mas com o tempo, a prática e a perseverança, é possível realizar as transformações necessárias para que tenhamos vidas com mais clareza e tranquilidade. 

Outra premissa, não menos importante, é que para desenvolver uma clareza mental é preciso conseguir organizar sua mente, claro, mas para organizar sua mente é preciso que antes seu guarda-roupas esteja organizado, seus documentos importantes, os excessos sejam descartados, sua casa esteja limpa.    

E aqui nós também falamos sobre o gerenciamento do tempo [http://institutointra.com.br/blog/gerenciamento-de-tempo-como-fazer-corretamente/] que é um importante aliado para organizar melhor suas tarefas diárias, afinal, é importante entender que nosso exterior reflete a forma como está o nosso universo interior.

Deixe uma resposta