Ajudando com a procrastinação

A PNL se trata de um conjunto de estratégias e técnicas linguísticas e comportamentais para transformar e reprogramar a mentalidade das pessoas de forma que suas ações sejam conduzidas consciente e positivamente.

Portanto, ela é uma importante ferramenta para lidar com diversas questões comportamentais que podem estar impedindo o seu crescimento e desenvolvimento, também com a procrastinação.

A procrastinação pode ser um grande obstáculo para se alcançar o sucesso pessoal, emocional, espiritual, profissional e financeiro.

O ato de procrastinar é a forma que encontramos de deixar para depois as atividades que podem ser concluídas dentro do prazo, é quando adiamos voluntariamente uma ação mesmo sabendo das consequências negativas futuras.

O psicólogo Timothy Pychyl diz que “É uma lacuna entre intenção e ação” e pode acontecer de forma consciente ou inconsciente.

A procrastinação é algo natural, em algum âmbito da nossa vida aparecerá, afinal de contas, somos humanos e deixar algo para ser resolvido depois não é nenhum crime.

Mas ela começa a ser prejudicial quando impede a realização de nossos objetivos e passa a nos tirar a paz mental e emocional, além de poder gerar níveis de ansiedade.

Os motivos que nos levam a procrastinar podem ser variados. Talvez você considere que a atividade a que se propôs não lhe traga tanto prazer quanto outra de natureza mais descomprometida, por exemplo.

Mas umas das perguntas que pode te ajudar a identificar se a procrastinação está sendo um comportamento prejudicial para o seu plano de vida é:

Quais são os benefícios que a conclusão dessa tarefa pode me proporcionar?

A PNL (Programação neurolinguística) que é uma ferramenta auxiliadora para a identificação e modificação de padrões mentais e emocionais, oferece técnicas bastante eficientes para solucionar a questão da procrastinação.

Você pode listar os benefícios da conclusão da tarefa que está procrastinando ou listar também os aspectos negativos desse adiamento.

Ao ter essas listas em mãos, nos momentos em que você perder o foco e encontrar alguma resistência ou desmotivação, ela pode te auxiliar a dar continuidade no seu projeto ou atividade.

Além disso, você pode estabelecer objetivos concretos e fazer deles o combustível para dar continuidade nos seus projetos e aproveitar melhor a trajetória até a conclusão deles.

É importante também assumir compromissos com esses objetivos e visualizá-los concluídos.

Como você se sentirá quando concluir? O que esse passo lhe causará emocionalmente? Quais os benefícios de sua conclusão?

E para saber se realmente funciona, que tal praticar?

Deixe uma resposta