Desenvolvendo autoconfiança com a PNL

Como a PNL (Programação Neurolinguística) pode nos ajudar a superar as dificuldades no nosso dia-a-dia e aumentar nossa autoconfiança para que possamos alcançar o sucesso?

 Quantas vezes em nossas vidas, deixamos de fazer algo que realmente consideramos importante, por que não confiamos em nossas habilidades e nos deixamos levar pela falta de confiança em transpor desafios?

PNL é uma ferramenta que pode auxiliar, com ajuda de estudos de autoconhecimento, a modificar padrões que estão enraizados em nossas mentes, emoções e reverberam em nossos comportamentos causando efeitos contrários aos que desejamos para nossa vida.

Uma das causas mais significativas da falta de autoconfiança é a baixa autoestima. Estão intimamente ligadas, pois, uma sustenta a outra.

É absolutamente natural e parte da vida que em alguns momentos tenhamos inseguranças ou dúvidas, mas alguém que tem dificuldade de reconhecer seus talentos e seus aspectos positivos dificilmente terá confiança o suficiente para se movimentar e alcançar seus objetivos.

Os motivos pelos quais alguém se encontra numa situação de baixa autoestima podem ser diversos, às vezes casos específicos que marcaram sua vida como a perda de um emprego ou uma separação, por exemplo, e às vezes pode vir de uma construção da infância.

O fato é que, de acordo com a psicóloga especialista pela USP Fabíola Luciano, é possível desenvolver um melhor relacionamento consigo mesmo e fortalecer sua autoconfiança percorrendo um “caminho em direção a construção de uma visão mais positiva de si mesmo”.

Identificar a causa motriz que desencadeia a baixa autoestima e consequentemente a falta de autoconfiança é o primeiro passo, após a identificação dessa realidade, então é chegado o momento de lidar com as crenças limitantes que impedem o seu crescimento.

Criando espaço em sua mente para que pensamentos positivos possam ser alimentados e serem substitutos dos pensamentos negativos você movimentará toda a sua realidade e desenvolverá uma nova forma de sentir e realizar as coisas.

A autoconfiança é fortalecida quando seu foco passa ser suas conquistas e qualidades a despeito de qualquer dificuldade que você considera existir em sua personalidade.

Qualquer “defeito” pode se transformar em um aliado para fortalecer uma grande qualidade, afinal de contas, é preciso equilíbrio para que nos realizemos como seres pessoal e socialmente.

Deixe uma resposta