Liderança e Neurolinguística

AS LIDERANÇAS NA HISTÓRIA.

Gengis Khan, Alexandre o Grande … o homem sempre contou com a força e grandes líderes para empreender suas conquistas. E assim, foi construindo a história e moldando o mundo. Hoje, essa força foi substituída pela inteligência e respeito.O livro “O Monge e o Executivo”, best-seller na última década,  mostrou bem isso. Que o verdadeiro líder não é o que se impõe pela força (o executivo) e sim, pela inteligência e respeito (o monge). E o porquê disso? As pessoas podem até obedecer à força, mas só acreditarão e se engajarão verdadeiramente se tiverem respeito pelo líder. Confiar nele. Tê-lo como um modelo de inspiração. Este é o novo líder. E ele está dentro de você. Basta despertá-lo.

A NOVA LIDERANÇA E OS ESTUDOS PIONEIROS DE NEUROLINGUÍSTICA.

Nosso cérebro é uma fantástica e avançada máquina. A gente ouve, pensa, interpreta, contextualiza e responde aos estímulos em um nível complexo, em apenas alguns segundos. E para estudar isso, a ciência deu grandes passos, estudando desde os aspectos neurais, de linguagem, cognitivos e psicológicos, aos quais chamamos Neurolinguística. E com ela, veio a PNL – Programação Neurolinguística. Mas qual a aplicação prática dessa nova ciência?

NOVOS TEMPOS EXIGEM PERFORMANCE, SUPERAÇÃO.

Nosso mundo hoje é altamente competitivo. Performance e superação constituem as palavras-chave entre Coaches, Profissionais de RH e Psicoterapeutas. Novas ferramentas surgiram para quebrar barreiras e modelos mentais internos. Afinal, o cérebro pode ser monitorado em todas as suas reações, e com isso, passam a entender melhor como ele, fisiologicamente, funciona. Com isso, trabalhamos por meio de uma abordagem de comunicação, psicoterapia e autodesenvolvimento. Ou seja, há uma conexão profunda entre a parte neurológica, as linguagens e os padrões comportamentais, modulando-os por meio da PNL.

QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PNL?

A Programação Neurolinguística é capaz de mudar o comportamento das pessoas nas esferas profissional e pessoal, superando traumas, depressões, falta de confiança, medo de falar em público, enfim, ampliando a autoestima e a determinação ante qualquer objetivo, por mais ambicioso que seja.

ALGUMAS TÉCNICAS DE PNL.

São várias as técnicas na Neurolinguística:

  • Âncora – a pessoa se apoia em uma imagem positiva para restabelecer seus sentimentos e emoções;
  • Metáfora – trabalha no nível inconsciente, de forma indireta;
  • Ponte para o Futuro – liga a pessoa no estado presente ao estado desejado;
  • Ressignificação – quando algo dá errado, ao invés da pessoa se lamentar e fazer-se de vítima, ela passa a enxergar o lado bom da experiência;
  • Swish – redirecionamento do pensamento. Ao pensar algo indesejado, esse pensamento é imediatamente substituído por outro, agradável e positivo;
  • Fogging – a ideia é como o termo “fog” denota – névoa. “Esfumaçar” uma situação de potencial conflito;
  • Rapport – é a capacidade de “entrar no mundo de alguém” e fazê-lo sentir que você entenda a pessoa;
  • Coaching – o objetivo é o futuro, utilizando todo o potencial de recursos internos

Se você quer conhecer mais sobre o PNL, acompanhe-nos e convidamos você a fazer nossos treinamentos, pois além de dicas valiosas você saberá mais sobre suas potencialidades. Sua vida, com certeza, vai mudar!

Marisa Morais

Treinadora Comportamental e Estratégias para Mudanças, Master Rebirthing, Master Coach de Inteligência Emocional, Humanístic Coach e Master Practitioner em PNL.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho