O que é um perfil inovador e como desenvolver um?

A palavra inovação vem sendo bastante utilizada nos últimos tempos e para diversos âmbitos, desde comerciais e econômicos até em temas como ciência e espiritualidade. 

Sua definição normativa diz que se trata daquilo que se constitui algo de novo: novidade.  

Logo, ser inovador é estar sempre trabalhando com a novidade e ter um espírito e uma mente sempre dispostos a observar de forma ampla toda e qualquer situação, de maneira que a realidade seja sempre transformada para melhor. 

Significa olhar para os desafios e não os enxergar como problemas, mas como novas possibilidades de mudanças e melhorias.  

Reavaliar sempre as formas de operar, pensar e estar. 

Agir de forma inovadora é lidar constantemente com as incertezas, com as possibilidades do erro, mas ter a segurança e a tranquilidade de lidar com todas as consequências e fazer delas aprendizados para novos desafios. 

A inovação diz respeito a experimentar e ajustar conforme os processos vão se desenvolvendo. 

Você tem um perfil inovador? 

Para desenvolver um perfil inovador é preciso ter em mente que a palavra chave é paciência. Inovação não combina com pressa. As ideias vão amadurecendo conforme o tempo vai passando e ser flexível as transformações é a melhor alternativa. 

É importante dar vasão à sua criatividade. Deixar que ela flua livremente e, mais do que isso, estar atento as ideias que surgem nos momentos mais inusitados. 

Não necessariamente ter uma ideia inovadora diz respeito a pensar em algo completamente diferente de tudo, mas também repensar formas de trabalhar, lidar ou desenvolver processos, lugares ou situações que já existem. 

Desenvolver um perfil inovador diz respeito também a utilizar a lógica, associar as necessidades e fazer as conexões necessárias para uma melhor utilização dos recursos disponíveis. 

Ser um bom questionador faz parte do processo de desenvolvimento de um perfil inovador. Sugerir novas hipóteses para o que já está estabelecido é uma forma inovadora de levar a vida e de atuar profissionalmente. 

Ter coragem de experimentar é uma forma de pôr em práticas as novas ideias, tendo em mente, claro, que experimentar significa estar à disposição da falha e que a falha é apenas uma forma de identificar o que precisa e pode ser melhorado. 

Para finalizar, não menos importante, um perfil inovador é parte da solução e não do problema. Nenhuma situação que possa não ter atendido às expectativas projetadas é irreversível.  

Tudo pode ser reavaliada e melhorado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho