Qual a melhor forma de organizar seus projetos

Embora elas sejam ferramentas importantes, a necessidade de uma boa organização para alcançar seus objetivos e realizar seus projetos está além de ter listas de afazeres diários. É preciso combinar algumas etapas práticas no seu dia-a-dia e repensar a forma como você enxerga sua vida.

 

Quando falamos em projetos, estamos falando de qualquer tipo de projeto, seja ele um projeto sendo desenvolvido para alguém, uma organização ou até mesmo um projeto de vida.

Algo que você esteja visualizando e que pode transformar sua realidade.     

E como viabilizar a concretização de seus projetos de forma que seja possível lidar com as variáveis, as inconstâncias, as dúvidas e incertezas e ainda se manter focado?

Antes de qualquer coisa é preciso ter clareza nos seus propósitos.

É sobre isso que se trata o foco, ter clareza de onde se quer chegar e qual a motivação real de suas ações, para então ser mais assertivo na hora de fazer escolhas.

Nós já falamos aqui sobre foco e clareza com relação aos propósitos, e sobre a necessidade de se ter clareza na motivação de suas ações.

Agora nós vamos abordar como, por meio de mudanças de pensamentos e gerenciamento das emoções, se é possível chegar a resultados desejados.

A PNL (Programação Neurolinguística) é uma ferramenta que pode auxiliar de maneira consistente nas transformações necessárias para seu desenvolvimento pessoal, porque ela funciona com técnicas que permitem a auto avaliação com propostas diferentes para as perspectivas as quais você está habituado.

Ou seja, uma oportunidade de observar sua realidade sob óticas distintas.

Nesse sentido, é importante ter em mente que diante de toda situação é possível se fazer questionamentos importantes para validar a clareza com relação aos seus propósitos.

Como, por exemplo:

– Eu estou me sentindo feliz e motivado? Por quê?

– Eu ainda quero chegar no mesmo lugar?

– O que me impulsiona a fazer isso?

Inclusive, mudar o próprio propósito, já que a vida não é uma constante e quando nos dispomos a enxerga-la como uma grande oportunidade de aprendizado as coisas podem mudar completamente ou os caminhos serem reavaliados.

Tendo clareza do propósito nesse sentido é importante ter um planejamento e nesse planejamento visualizar as etapas concluídas.

Planejar significa elencar as etapas, avaliar os possíveis riscos e mudanças e lembrar sempre de que é preciso flexibilidade em qualquer ação.

E essa é outra etapa: a ação.

Um planejamento sem ação não tem efeito e nem sentido, por tanto, é preciso agir para que alcançar seus objetivos seja algo palpável e realizável.

E uma ação sem planejamento pode trazer resultados não desejados, por isso, seguir as etapas na ordem da organização é a melhor opção.

É relevante considerar também que a melhoria contínua é o suprassumo quando o assunto é alcançar algum objetivo ou resultado.

Afinal, desenvolver um planejamento, organizar as etapas e agir com consciência são estágios importantes, mas é fundamental que você olhe para o seu desenvolvimento e para o andamento de seus projetos como algo gradativo e com paciência e maturidade.

O indicado é estarmos sempre atentos aos movimentos de nossos pensamentos e emoções, porque dessa forma somos capazes de nos organizarmos internamente e consequentemente termos maior equilíbrio para nos mantermos sempre em desenvolvimento e progresso pessoal.

Deixe uma resposta