Técnicas para superar a timidez

Ao desvelar suas inseguranças e encorajar e manifestar sua capacidade de se autovalorizar, sem precisar de aprovações externas, um profundo entendimento interior emerge e suas escolhas podem se tornar muito mais convenientes e certeiras para seu crescimento pessoal. 

A Programação Neurolinguística (PNL), como já compartilhamos aqui, é uma forma de transformação de padrões mentais e emocionais a partir da identificação desses padrões. 

Uma ferramenta de autoconhecimento que promove o entendimento a respeito de como seus pensamentos se estruturam e de que forma essas estruturas definem e conduzem seus atos, suas escolhas e consequentemente os rumos de sua existência.  

Para pessoas que desejam alcançar o sucesso em suas vidas, seja ele de que ordem for, não necessariamente o sucesso financeiro, uma das características que podem causar algum prejuízo é a timidez. 

A timidez pode se manifestar de diversas maneiras, desde um rubor até a mortificação com consequências físicas em algumas situações. Estar em evidência em alguns contextos é tremendamente conflituoso para uma pessoa tímida. 

Essa característica pode estar relacionada a muitas questões, pode ter sido desencadeada por alguma situação que possa ter causado algum tipo de trauma, ser um traço de personalidade ou alimentada por circunstâncias da infância, mas o fato é que a primeira escolha para quem deseja supera-la é identificar sua raiz. 

Ou seja, o que desencadeia esse padrão emocional? O que alimenta essa insegurança de ser quem você realmente é?  

Dentro da perspectiva da PNL, após a identificação da situação que alimenta essa timidez em você, seja ela em qual nível for, o que você pode fazer é mudar esse padrão mudando a imagem que o alimenta. 

O que significa que você pode transformar a situação em sua mente em algo construtivo ou simplesmente exercita-la para enxergar essa situação de outra forma, até mesmo desconstruindo a situação que alimenta essa timidez 

E nesse processo se manter atento às mudanças em suas emoções, porque são elas que indicam para onde seus pensamentos estão se movendo e dedicando atenção, logo, de que forma sua realidade está sendo criada.  

A timidez pode ser um grande obstáculo para o seu desenvolvimento pessoal, e ela pode estar sendo alimentada por um simples padrão que pode ser conscientemente modificado e com essa modificação lhe proporcionar um salto para suas realizações.  

Seu sucesso pessoal depende unicamente de sua força de vontade para fazer as escolhas que te conduzem as transformações necessárias em seus padrões mentais e emocionais. 

Claro que o exercício deve ser contínuo e modificar um padrão que estrutura sua personalidade não é tão simples. Mas a dedicação, de maneira leve e consciente, da busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento é o melhor caminho para ser aquilo tudo que intimamente desejamos ser e alcançar.

Deixe uma resposta