Utilizando a PNL para a ansiedade

Os sintomas da ansiedade estão presentes na vida de muitas pessoas, hoje, estima-se que uma em cada quatro no mundo a apresenta em algum nível e esse tem sido um dos principais obstáculos para o desenvolvimento pessoal, profissional, emocional e consequentemente financeiro dessas pessoas. 

E como a PNL pode ajudar? 

A ansiedade é a prática de mentalmente antecipar as situações e colocar nelas as possibilidades de o resultado ser negativo.  

Antecipa-se, criando imagens mentais negativas a respeito do que precisa ser feito e consequentemente gerando sentimentos também negativos e atitudes que muitas vezes não condizem com o que verdadeiramente se espera ter como resultado. 

Nessas circunstâncias, junto com o sentimento de ansiedade, alimentam-se sentimentos como o medo, insegurança e hábitos como o da procrastinação, assunto que já tratamos por aqui, criando assim um ciclo de auto sabotagem. 

Por exemplo, você tem uma apresentação para fazer e o gatilho em sua mente que desperta a ansiedade logo se manifesta. Então você passa a imaginar todas as possibilidades de resultados negativos com relação à apresentação, essa imaginação causa em você um sentimento de medo e o que parecia ser algo simples, deixa de ser para se tornar quase que uma tortura. 

Isso acontece com muitas pessoas, e é apenas um exemplo de situação de manifestação da ansiedade. Ela pode aparecer de diversas formas, inclusive em circunstâncias mais flexíveis e menos imediatas como tomar decisões sobre o futuro. 

Além de desencadear reflexos físicos. As consequências físicas para a manifestação da ansiedade podem chegar a transtornos sérios, taquicardíacos, entre outros.  

A ansiedade é uma distorção perceptiva da realidade. 

Com o tempo e o aumento do número de pessoas sofrendo com a ansiedade, foram desenvolvidos alguns métodos para solucionar o problema. Entre eles estão os tratamentos alopáticos, os remédios que atuam no sintoma e que tiveram crescente procura e utilização nos últimos anos. 

Mas existem formas para lidar com a ansiedade que são consideradas pela medicina tradicional como alternativas, por exemplo, as medicinas e filosofias orientais e a PNL.  

É claro que o tratamento alopático tem sua importância e em alguns casos são realmente necessários, mas essas alternativas têm como objetivo atuar na causa da manifestação da ansiedade e proporcionar a possibilidade real de lidar com ela de forma que não seja mais um problema e sim a consciência da manifestação de um estado mental que pode ser mudado. 

Com a PNL (Programação Neurolinguística), ferramenta que proporciona a possibilidade do autoconhecimento – primeiro passo para conquistar as verdadeiras mudanças necessárias para ter uma vida mais saudável e consciente -, é possível utilizar práticas eficientes nos processos desencadeados pela ansiedade. 

A ferramenta permite a ressignificação o transtorno, mas de que forma? 

As práticas da PNL começam por identificar o gatilho que causa a ansiedade, ou seja, de que maneira os sentimentos de angústia, medo, insegurança se manifestam em você? Em que momento as imagens mentais desencadeadoras desses sentimentos surgem em sua mente? Quais os estímulos que as fazem manifestar? 

Após essa identificação, que requer uma dedicação sincera em busca pelo autoconhecimento, então é preciso que toda vez que você identificar esse gatilho esteja consciente do processo e das imagens criadas pela sua mente para objetivamente muda-las. 

Sim, observar os pensamentos negativos que está cirando para determinada situação e de forma consciente muda-los. Criar outro tipo de visualização para a imaginação negativa. Que essa visualização seja positiva ou o mais realista possível. 

Observe como essa mudança de pensamento altera seu padrão emocional e consequentemente torna mais fácil lidar com a ansiedade, neutralizando os efeitos causados por ela. E todas às vezes que se vir numa situação de estresse e ansiedade tente retornar para esse lugar. 

É claro que esse tipo de prática e ferramenta não oferece resultados mágicos, afinal de contas, leva-se tempo e dedicação para promover transformações internas consistentes quando temos padrões de pensamentos, inclusive inconscientes, que nutrimos a tanto tempo.  

Mas é comprovado que a prática das técnicas de PNL, também aliada a meditação, estudos de autoconhecimento e outros métodos, promovem mudanças significativas e transformadoras na vida das pessoas. 

Se seu sucesso financeiro ou em qualquer outra área da vida está sendo prejudicado pela ansiedade, então com toda certeza a tentativa de assumir a responsabilidade de seus próprios pensamentos e implementar as mudanças que deseja e considera necessárias de forma consciente é mais do que válida.

Deixe uma resposta