O que é um perfil inovador e como desenvolver um?

Você sabe como se destacar dentro da infinidade de bons profissionais no mercado? Desenvolver um perfil inovador e curioso é a melhor estratégia para conseguir uma posição de destaque no mundo dos negócios.

Contudo, diferente do que você possa pensar, a criatividade não é a única competência a ser desenvolvida por quem deseja inovar. Existem também, outras habilidades que farão toda a diferença para o seu sucesso. Quer entender melhor o que é um perfil inovador e como desenvolvê-lo? Continue lendo o nosso post.

O que é um perfil inovador?

De acordo com o psicólogo organizacional Adam Grant, pessoas inovadoras ou originais, são inconformistas e defendem suas ideias a qualquer custo. Além disso, não têm medo de remar contra a maré ou de experimentar novos padrões.

Algumas habilidades e competências são essenciais para este profissional e devem ser desenvolvidas. O profissional deve ser criativo, porém, ele também precisa ser analítico, racional, questionador e observador.

A capacidade de fazer networking e manter um bom relacionamento com todos os tipos de pessoa também é vital para o profissional que deseja inovar. Lembre-se que lidamos com pessoas o tempo todo, por isso, devemos saber como nos expressar e trabalhar com empatia.

Como desenvolver um perfil inovador?

Você já sabe que precisa de algumas competências para se destacar como um profissional inovador. Contudo, caso ainda não se sinta preparado, é possível exercitar e desenvolver essas habilidades. Confira algumas dicas.

Busque novas experiências e esteja aberto ao aprendizado

Conhecimento nunca é demais e o processo de aprendizado deve ser constante. Todo profissional que almeja ser insubstituível, deve ser completo. Aprender novas habilidades é a melhor forma de desenvolver possíveis talentos e conseguir destaque no mundo corporativo.

Aprenda com os seus erros

Não é possível prever os resultados de algo que ainda não foi tentado, por isso, é importante que o profissional intua novos caminhos e não tenha medo de arriscar novas ideias. É com base em tentativas que o processo de inovação acontece.

O erro é uma parte importante desse processo. Ao perceber um resultado mal sucedido, o profissional não deve se desmotivar, e sim, utilizar a experiência como aprendizado para novas tentativas.

Não trabalhe sozinho

Saber trabalhar em equipe e delegar funções é vital para alcançar resultados inovadores e destacar-se como um bom profissional.

Lembre-se que, duas cabeças pensam melhor do que uma, por isso, leve sugestões, críticas construtivas e faça brainstorms com seu time. Assim, uma ideia pode complementar a outra e será mais fácil chegar a um resultado eficaz.

Tire um tempo para você

Nem só de trabalho vive uma mente criativa. É claro que o mercado exige total dedicação do profissional quanto ao desempenho de suas atividades, contudo, é preciso saber como separar o momento de trabalho dos momentos de descanso.

Mentes exaustas são pouco produtivas e criativas. Permita que seu cérebro descanse e renove os pensamentos. Aproveite também, para tirar um tempo com a família e não esqueça de manter uma boa rotina de sono, para que seu organismo funcione corretamente.

Desenvolver um perfil inovador é uma boa forma de se destacar e tornar-se um profissional de renome no mercado corporativo. Para alcançar os melhores resultados, não tenha medo de arriscar e testar novas ideias. Confie nos seus instintos e valorize seu próprio potencial.

Você se considera um profissional inovador? Quer mais dicas como essas? Assine nossa newsletter e receba mais informações por e-mail

Marisa Morais

Treinadora Comportamental e Estratégias para Mudanças, Master Rebirthing, Master Coach de Inteligência Emocional, Humanístic Coach e Master Practitioner em PNL.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho